CORRIDA DE AVENTURA

Conheça essa modalidade

O QUE É CORRIDA DE AVENTURA?

QUEM PODE PARTICIPAR?

COMO ACONTECE AS COMPETIÇÕES

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

O QUE É CORRIDA DE AVENTURA?

Corrida de Aventura é uma competição multi-esportiva com aspectos radicais e desafiador. Surgiu em meados de 1990 na Nova Zelândia e chegou ao Brasil no fim do século passado. Vem

crescendo como opção esportiva devido a sua grande oportunidade de vivenciar experiências e

desafios em locais maravilhosos, associando um conjunto de requisitos que fascinam seus 

participantes e os surpreendem a cada prova.

Trata-se de um desafio com várias modalidades em uma só prova. Os atletas competem com suas equipes, com percurso não definidos, se orientando através de mapas e bussola. 

Evento com grande poder de divulgação e de oportunidade para os corredores e

familiares conhecerem locais de riquezas naturais por onde competem!

COMO ACONTECEM AS COMPETIÇÕES?

As provas acontecem nos finais de semana ou feriados. Começam de preferência no sábado e terminam no domingo, assim os participantes ficam mais tranquilos no regresso para suas

cidades no domingo à tarde.

A prova sempre busca um ponto estratégico com uma estrutura minima de apoio ao evento escolhido pela organização e pelo município sede. Ali as equipes recebem o mapa da região e as instruções gerais, no Race Book, do desafio. Fazem seus preparativos e traçam suas estratégias para largada. Partem para a prova devendo obrigatoriamente passar pelos pontos de controles (PCs) e pelas Áreas de Transição de modalidades (ATs), sempre em ordem cronológica, vencendo quem realizar todas as modalidades em menor tempo e registrando todos os pontos determinados. Alguns pontos podem ser virtuais (fotos ou picotes no Race Book), ou com membros da organização (fiscais) assinando a planilha de prova.

É importante os membros da equipe andarem juntos para não serem penalizados e realizarem as devidas modalidades especificadas pela organização. 

Ler e analisar o mapa com muita atenção faz toda a diferença na navegação. Nesse esporte nem sempre vence a equipe mais forte, vence a mais eficiente em vários aspectos: Saber dosar o ritmo, equilíbrio e regularidade nas modalidades, tomadas de decisão acertadas, uma boa hidratação e alimentação, uma precisão e assertividade na navegação.

X RACE 

ADVENTURE

   O X Race Adventure traz até você essa oportunidade de conhecer esse universo OUTDOOR, de ser desafiado pessoalmente e em equipe.

 Esse formato de equipe traz valores de companheirismo e amizades duradouras para sua vida pessoal, familiar e profissional. Traz um fortalecimento emocional e psiquíco a cada corredor, se exige de cada membro do grupo bravura, força e perseverança, intrepidez e bom animo.

 

Essa soma de valores leva-nos a vencer os nossos medos e bloqueios, estimula a cooperarmos uns aos outros com um objetivo coletivo. Ao focar em completar o desafio, haja o que houver, estaremos nos superando e nos surpreendendo com a nossa capacidade de resistir as adversidades. 

Lembre-se: A prova só acaba na linha de chegada!!!

CONHEÇA AS CATEGORIAS

Contamos com três categorias para divertir e desafiar a todos os perfis de participantes.

Tem para os iniciantes, para os grupos que estão se fortalecendo na modalidade e para os mais experientes e ousados!!! Em qual das categorias você se encaixa?

DISCOVERY

Prova para iniciantes com pouca ou nenhuma experiência em aventura. Percurso que varia de 20km a 30km onde a orientação pelo mapa é  facilitada para incentivar o ingresso no esporte.

NIVEL DE DIFICULDADE

Leve

Médio

Pesado

FORMAÇÃO DE EQUIPE

Dupla Masculina

Dupla Mista

AVENTURA

Prova para iniciantes e atletas intermediários com alguma experiência. Percurso que varia de 40 km a 50 km, onde é já faz a diferença ter conhecimento de orientação por mapas cartográficos e bussola.

NIVEL DE DIFICULDADE

Leve

Médio

Pesado

FORMAÇÃO DE EQUIPE

Dupla Masculina

Dupla Mista

Quarteto Misto

EXPEDIÇÃO

I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.

Prova mais casca grossa para os acostumados com os desafios mais radicais. Percursos que variam de 60 km a 200 km. Nesse caso a orientação é a modalidade determinante para o sucesso da equipe.

NIVEL DE DIFICULDADE

Leve

Médio

Pesado

FORMAÇÃO DE EQUIPE

Dupla Masculina

Dupla Mista

Quarteto Misto

MODALIDADES ESPORTIVAS QUE COMPÕEM 

AS PROVAS DE AVENTURA

O percurso sempre explora o potencial da região rural dos municípios sedes, através das modalidades de Trekking (corrida ou caminhada), MTB, Canoagem ou alguma atividade aquática, e quando possível, técnicas Verticais (Rapel, Transposição, Ascenção, Tirolesa ou escalada) sendo que os percursos não são determinados ficando a critério das equipes traçarem suas rotas e estratégias através de mapas cartográficos e bússola.

TREKKING

Caminhar ou correr se deslocando de um ponto a outro. 

MOUNTAIN BIKE

Pedalar com bicicleta estilo Montain Bike - MTB em terrenos irregulares, acidentados  e não pavimentados.

CANOAGEM

Remar em rios, lagos, baias ou mar se deslocando de um ponto a outro usando barcos rígidos ou infláveis e coletes salva-vidas. 

ORIENTAÇÃO

Leitura de mapas cartográficos para se orientar em busca dos pontos de controle determinados pela prova, usando a bussola magnética.

NATAÇÃO

Nadar com colete salva-vidas e equipamentos, normalmente atravessando rios, represas ou braços de baias.

CANIONISMO

Caminhar, nadar e flutuar sobre a água, pedras e corredeiras através de cannios e leitos de riachos.

BOIA CROSS

Descida de rios com boias e coletes salva-vidas.

TÉCNICAS VERTICAIS

As técnicas verticais mais comuns são: Rapel, Ascensão e Tirolesa.